Volta às aulas: Dicas diárias para montar uma lancheira de respeito

Infelizmente, a ideia de que preparar um cardápio saudável demanda tempo e dinheiro persiste. Na correria do dia a dia, muitas famílias recorrem aos industrializados.

No entanto, a lancheira não precisa ser sinônimo de guloseimas, muito pelo contrário. Como as crianças passam boa parte do tempo na escola, é bom oferecer alternativas que supram suas necessidades, garantindo a elas energia de sobra para estudar e brincar.

Chegou a hora de mudar isso. Elaboramos um cronograma para você se planejar melhor. Fique à vontade para adaptá-lo à sua região, preferências do pequeno e à rotina da família.

Segunda-feira:

Pão ou bisnaga integral com queijo

Manga picada

Leite ou bebida vegetal batida com fruta.

Terça-feira

Bolo de laranja

Kiwi picado

Cenourinhas

Queijo coalho dourado na frigideira.

Água de coco.

Quarta-feira

Biscoito de arroz

Geleia caseira

Maçã

Castanhas

Suco de melancia

Quinta-feira

Pão de queijo

Banana picada com granola e fio de mel

Suco de uva integral

Sexta-feira

Muffin de cenoura

Pera picada

Tomatinhos

Chá gelado

Parece simples, mas é pra ser! O planejamento é a chave. Liste o que vai na lancheira. Um cardápio organizado facilita as idas ao mercado e agiliza o preparo.

Na busca por praticidade e sabor, apostar em receitas fáceis e rápidas pode render diversas variações. Por exemplo, a cenourinha pode ser levada in natura ou usada como ingrediente principal tanto do muffin quanto do bolo.

Antecipe a preparação dos alimentos e armazene no freezer. As bebidas e as frutas picadas podem ser guardadas na geladeira para agilizar a montagem da lancheira.

Para rechear pães e bisnagas, prefira pastas e patês à base de ricota ou grão de bico. Chips de maçã ou banana tornam-se snacks crocantes e deliciosos, além das barrinhas de cereais feitas rapidamente no forno.

Estimule o consumo de frutas misturando-as com iogurte, chia, aveia, mel ou cacau. Abuse da criatividade, transformando hambúrgueres em opções saudáveis com quinoa, gergelim, temperos e ervas frescas. Substitua o tradicional pão do sanduíche por waffles, recheados com queijo branco, cenoura e beterraba ralada.

Monte a lancheira no dia anterior, envolvendo os pequenos na escolha e preparação. Utilize embalagens isoladas para manter os alimentos frescos. Em dias quentes, prefira opções que resistam à temperatura ambiente. Capriche na apresentação, utilizando cortadores de biscoitos para criar formas divertidas nos lanches. Para tornar a salada de frutas mais atrativa e gostosa, faça bolinhas usando um boleador.

A lancheira mais irada do recreio



As crianças são visuais, então a escolha da lancheira faz toda a diferença não só pela beleza, mas também pela funcionalidade e segurança. Leve em consideração:

Tamanho: Adequado à estatura e idade da criança.

Compartimentos: Evita que os alimentos se misturem.

Isolamento térmico: Mantém o lanche fresquinho.

Bolsos extras: Para talher, toalha e guardanapos.

Alças: Para levar na mão ou na transversal.

Materiais: Plástico fácil de limpar, tecido leve e metal resistente e durável.

Descubra a lancheira perfeita com a Linha Picnik:

Conheça a Concept Kids, disponível em rosa e azul. São térmicas, equipadas com compartimento inferior para manter os alimentos frescos. O modelo saco oferece versatilidade de uso: na mão, ombro ou nas costas. Além disso, conta com clipes para ser facilmente presa à mochila escolar.

Outra opção moderna é a bolsa de ombro, projetada para transportar as refeições na horizontal, evitando vazamentos. Com cores vibrantes, a abertura total facilita o acesso ao interior, sendo também fácil de limpar. Com capacidade de 5,5L, é ideal para armazenar pote, garrafa, talher, guardanapo e toalha.

O Pote Concept 3 em 1 possui compartimentos à prova de vazamentos e fácil limpeza. Pode ser usado individualmente ou como dois andares, com ou sem caixinha de lanche.

A Garrafa de Água Concept, com acabamento em aço inoxidável, possui sistema antivazamento e botão de abertura com apenas uma mão. O bocal amplo facilita a limpeza.

A linha Origins combina modernidade e uma paleta vibrante, com abertura total para fácil acesso dos pequenos. Mais segurança e praticidade para levar as refeições na horizontal, com capacidade de 6,3L para guardar o kit completo.

O Pote Duplo Origins possui dois compartimentos, sendo um removível e impermeável. Ideal para transportar frutas e iogurtes. A tampa foi projetada para ser aberta pelas crianças com um único movimento, bastando girar a hélice no sentido horário.

O Squeeze Origins, fácil de abrir e à prova de vazamentos, é acionado levantando a tampa com o polegar. Ergonômico e ideal para mãos pequenas, o gargalo com sistema patenteado fecha automaticamente após o uso. Pode ser usado com água ou sucos, excluindo refrigerantes.

Ambos, o pote e o squeeze são feitos com materiais livres de Bisfenol A (BPA) e ftalatos.

A Linha Picnic também oferece produtos para adultos, possibilitando combinar com a lancheira dos seus filhos. Confira a linha completa em nosso site: https://www.maped.com.br/